Benefícios da alimentação saudável

Alimentação saudável

A alimentação é um dos grandes pilares da sobrevivência do ser humano. Por isso não deve ser menosprezada e deve ser planeada com atenção e preocupação! Uma alimentação saudável juntamente com a pratica de desporto e com quantidades generosas de água tem um impacto positivo não só a nível estético como na sua saúde física e mental.

Poderíamos estar aqui o dia inteiro a enumerar os benefícios de uma alimentação nutritiva e equilibrada, por isso vamos deixar aqui os mais importantes:

  • Diminuição e manutenção do peso

Uma alimentação bem equilibrada, gera uma perda de peso gradual e uma manutenção duradoura dos números na balança.

Quem se alimenta bem, com as porções certas de carboidrato, proteínas e gorduras, reduz significativamente os riscos de obesidade.

Existem varias dietas que trazem benefícios associados ao peso e ao aumento da qualidade de vida tais como a dieta sem glúten ou da dieta paleo.

  • Previne o envelhecimento e favorece a circulação.

Existem alimentos que têm benefícios a nível muscular, cerebral, redução de rugas, fortalecimento do coração, proteção dos ossos, reforço imunológico e combate às inflamações.

Por exemplo a salsa tem vários benefícios, um deles como sendo purificadora do sangue, pois é extremamente rica em clorofila e vitamina C. O abacate tem também vários benefícios a este nível visto que é uma fonte de vitamina C, substância que atua na metabolização do colagénio, e outros antioxidantes, retarda o envelhecimento da pele.

  • Retarda várias doenças.

A alimentação saudável é um elemento fulcral quando se quer evitar uma série de doenças graves, como alguns tipos de cancros, diabetes, artrite, AVC, anemia e osteoporose.

Um exemplo é o chá de perpétua roxa é um excelente anti-inflamatório que combate eficazmente dores de cabeça, dores de garganta, rouquidão, tosse, bronquite, laringite, aclara a voz e alivia sintomas de asma.

A nível das frutas o limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de cancro de esôfago.

  • Melhoria do humor

Geralmente quando as pessoas associam felicidade e comida pensam em alimentos cheios de gordura e açúcar, ou seja, pensam em alimentos prejudiciais à saúde.

A verdade é que não é preciso recorrer a esses alimentos, pois existem muitos outros alimentos que são capazes de trazer uma sensação de bem-estar e alegria. Como por exemplo o café o consumo diário e moderado de café pode ajudar a melhorar o estado de espírito e ainda combater a depressão.

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